top of page

Francis, natural da Venezuela, padeira em Campo Grande

Gastronomia

Francis

Para chegar ao Brasil, Francis e a filha caminharam e pegaram caronas durante 48 dias. “A gente não sabia que ia andar tanto e que a vinda seria tão complicada, senão nem teríamos trazido malas”, relembra. Depois de Francis, sua esposa e os outros quatro filhos se juntaram à família, que atualmente vive em Campo Grande.

Com o valor recebido após a demissão de uma loja de departamentos, Francis comprou um forno grande e outros insumos para produzir pão caseiro, algo que ela conta que já planejava há tempo. “A recepção do público ao nosso produto foi muito boa e chegamos a vender 20 unidades por dia. No entanto, os altos e baixos da pandemia tornaram o negócio complicado”, explica a empresária.

Para contornar os desafios, Francis passou a usar as redes sociais na estratégia de vendas, e alavancou o alcance dos produtos por meio do Instagram. Atualmente, ela trabalha vendendo três produtos à pronta-entrega: pão salgado, pão de goiabada e queijo e pão doce, chamado também de pão de açúcar. As delícias são produzidas por Francis na cozinha de sua casa junto com seu irmão. Cabe à esposa de Francis vender os produtos na rua.

Os clientes têm a garantia de comprar e consumir um produto sempre fresco. Todos os pães comercializados por ela são feitos no mesmo dia, já os produtos excedentes são doados para pessoas em situação de rua. Além dos pães à pronta-entrega, Francis trabalha com encomendas em toda a cidade de Campo Grande. Entre as deliciosas opções que a empresária oferece para os clientes estão rocamboles, sonhos, donuts e pães.

Um dos maiores desafios enfrentados por Francis é o de não contar com um ponto fixo de trabalho. Para o futuro, ela deseja conseguir abrir um pequeno estabelecimento na cidade. “Quero ter um pedacinho da Venezuela aqui em Campo Grande. Dessa forma, poderei fazer o pão com que o brasileiro está acostumado e também apresentar para o público a tradição venezuelana”.

(Texto incluído na plataforma em Abril de 2023)

bottom of page