top of page

Benilded, natural da Venezuela, confeiteira em Brasília, Distrito Federal

Gastronomia

Benilded

Para a venezuelana Benilded, empreender foi a forma de acompanhar de perto o desenvolvimento do filho mais novo, diagnosticado com paralisia cerebral em 2019. Nessa época, a família estava no Brasil há pouco mais de um ano e precisou encarar a rotina de exames e consultas médicas.

Após quase dois anos em um abrigo em Boa Vista, Roraima, Benilded, o marido e os três filhos foram realocados voluntariamente, por meio da Estratégia de Interiorização, para Brasília. Assim, a criança poderia ter o acompanhamento médico multidisciplinar necessário na unidade de referência da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.

A família fez a mudança em meio à pandemia de Covid-19 e, para o aniversário de um sobrinho, Benilded preparou o bolo. Ali, surgiu a ideia para o Agail Festa. “Procurei uma renda extra dentro de casa, porque não podia trabalhar em um emprego fixo devido à doença do meu filho. Precisava me planejar e pensar no projeto de fazer bolos em casa por encomenda”, conta.

A empreendedora assistiu a diversos vídeos no YouTube para aprender novas técnicas e fez cursos profissionalizantes de Confeitaria no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além de cursos de empreendedorismo, finanças e planejamento. Atualmente, além dos bolos e doces, ela produz quiches e aluga painel para decorar aniversários e festas.

“Meu plano para o futuro é ter uma loja para vender os produtos. Além disso, ter um espaço para poder ensinar as receitas para outras pessoas e poder trabalhar com aluguel de todos os itens necessários para um evento, como decoração, brinquedos, mesas e cadeiras.

(Texto incluído na Plataforma em Novembro/2022.)

bottom of page