Alejandra, natural da Venezuela, chef em São Sebastião
Gastronomia
Desde criança na Venezuela, Alejandra gostava de acompanhar a mãe e a avó no preparo de doces tradicionais e na decoração de bolos. Mas ela não imaginava que o hobby viraria empreendimento.
Alejandra se formou em Segurança Industrial e trabalhou por 10 anos como subgerente em um supermercado. Para se manter, conciliava a profissão com o preparo de doces e bolos, principalmente para eventos da família, como aniversários e casamentos. Nessa época, também fez cursos na área de gastronomia para se atualizar.
“Em 2021, viemos em sete pessoas para o Brasil”, relembra.
Acompanhada do marido, dos três filhos, do genro e de um neto, Alejandra viveu pouco mais de um ano na comunidade conhecida como Café sem Troco, a cerca de 50 quilômetros de Brasília. Lá, voltou a empreender e comercializava doces e sobremesas nas redondezas e nas ruas. Ela lembra que teve muita curiosidade em aprender a fazer brigadeiro, que ainda não conhecia, e logo procurou um curso online. Fez oficinas de chocolate, brownie e massas, além de curso para fotos de gastronomia. Também trabalhou por três meses em uma confeitaria, onde aprimorou a técnica e conheceu mais sobre os doces brasileiros.
Atualmente, ela e a família moram em São Sebastião, no Distrito Federal, e realizam entregas em Brasília. Ela conta que na Baking Dreams Gourmet sempre aposta em novidades, conforme datas comemorativas e demandas dos clientes, que fazem as encomendas pelo Instagram. Na Páscoa, por exemplo, ela se dedica à produção de ovos de chocolate.
“Trabalho com todo o tipo de sobremesa, doces e bolos. Meu sonho sempre foi ter um espaço para atender os clientes, e espero um dia realizar”, completa Alejandra.
(Texto incluído na plataforma em Abril de 2023)